Como foi a estreia da Amazon do ponto de vista de sortimento e pricing – televisores?

Amazon

Após muita espera, a Amazon passou a vender produtos eletrônicos no Brasil. Mas ao invés de investir em uma operação própria, optou por iniciar via marketplace, ou seja, através de varejistas de menor porte (chamados sellers). Estes últimos são responsáveis pelo sortimento, precificação e entrega dos produtos.

Havia muita expectativa em relação a uma política de pricing mais agressiva da Amazon. Nesse post analisaremos o seu posicionamento em relação a três grandes concorrentes (Extra, Submarino e Magazine Luiza) em função do sortimento e pricing. Dividiremos o post em duas partes, sendo que nesse analisamos a categoria de televisores. No próximo, analisaremos celulares.

No dia 20 de outubro entre 9:30 e 9:40, aplicamos técnicas de crawling e scrapping e extraímos os dados de produtos das 4 empresas. Em seguida, aplicamos técnicas de text mining para realizar o matching de produtos (essencial para identificar quais os produtos são comuns ou exclusivos).

Sortimento

Ao analisar as principais marcas de televisores do mercado nos 4 grandes varejistas, identificamos 166 produtos. Samsung e LG apresentam a maior variedade. No dia da pesquisa, a Amazon tinha 47 produtos (28%), com uma concentração maior de produtos Sony e Samsung.

Do ponto de vista dos consumidores, um sortimento limitado cria uma sensação de falta de opções. Com um sortimento mais reduzido, será que a Amazon optou por focar nos produtos de maior popularidade? Nesse sentido, aplicamos uma metodologia proprietária para calcular o índice de popularidade de cada um dos 166 televisores de acordo com dados de de demanda como volume de buscas no Google e reviews online.

Como resultado, listamos os top 10 televisores. No dia pesquisado, a Amazon possuía 6 (em negrito) dos top 10, indicando uma oportunidade de expansão de sortimento.

  1. Samsung LED 32″ HD
  2. LG LED 32″ HD webOS 3.5
  3. LG LED 43″ Full HD
  4. Samsung 40″ 4K
  5. LG LED 32” HD
  6. Samsung LED Tela Curva 49″ 4K
  7. LG LED 43″ 4K
  8. Samsung LED 40″ Full HD
  9. LG LED 49″ 4K
  10. LG LED 43″ Full HD

 

Pricing

Os sellers são importantes para que os grandes varejistas possam expandir a oferta de sortimento, mas será que conseguem ser tão competitivos quanto as operações próprias, principalmente em uma família tão competitiva como televisores? Para isso, comparamos os menores preços entre todos os sellers e as operações próprias. Em 78% dos produtos, os sellers eram mais caros.

Na primeira semana de operação, algumas reportagens indicaram que a Amazon estava praticando a menor taxa de comissão do mercado. Mas será que os sellers praticam preços diferenciados para Amazon em relação aos demais marketplaces? A análise indica que para quase a metade dos produtos (46%), os sellers praticam os mesmos preços para Amazon e demais marketplaces.

Enquanto aguardamos a operação própria da Amazon, analisaremos no próximo post o posicionamento atual da Amazon em celulares.

Deixe uma resposta